Se você já vende ou pensa em começar a vender os seus artesanatos, uma dúvida que pode ter passado na sua cabeça é como calcular preço de artesanato. Essa é uma dúvida comum entre as artesãs e, inicialmente, um pouco difícil de entender, pois muitas variáveis estão ligadas a esse cálculo. Muitas vezes você não conhece ou não entende essas variáveis, e se o cálculo não for feito do jeito correto, você terá uma perda de vendas e de dinheiro. Nesse artigo vou te ensinar como calcular o preço de venda do seu artesanato corretamente e não sair no prejuízo. Confira!

Como calcular corretamente o preço de artesanato
1 – Não pense apenas nos gastos com materiais
Um pensamento comum na hora de calcular o preço de uma mercadoria é apenas pensar nos valores gastos com materiais e multiplicá-los por 2 ou 3. Se você ainda usa esse método é melhor mudar.
Vejamos esse exemplo: Suponha que você venda bonecas de pano. Para criar suas bonecas você gasta 20 reais em panos, botões e linhas. Você vende o seu produto por 40 reais (2x o que você gastou). Será que você está calculando o preço certo das suas bonecas?
Nessa formula você excluiu outras variáveis importantes, como o valor que você gastou de passagem para comprar os materiais, o valor de luz que você gastou costurando as bonecas em sua máquina, o valor de frete que você terá que pagar para que o produto chegue na casa do cliente, entre outros pontos importantes. No final das contas, se você utiliza essa regra para precificar o seu artesanato, você perde dinheiro, mesmo quando, inicialmente, parece que você está ganhando.
2 – Utilize a fórmula das 6 variáveis
Na maioria das vezes existe uma formula que funciona perfeitamente. Ela mostra que o preço cobrado pelo produto deve levar em conta 6 variáveis importantes. Eu utilizo sempre essa fórmula para calcular os valores finais de cada produto que minha esposa faz e utilizei essa fórmula como base para criar a Planilha de Cálculo de Preços para Artesanato.
Não se assuste com a fórmula, ela é menos complicada do que parece. Veja abaixo como funciona:
PREÇO = MP + LOG + VAR +FIX + IMP + LUC
Onde:
- PREÇO: valor final do seu produto (de acordo com as variáveis trabalhadas na fórmula);
- MP: valor gasto com materiais (matéria-prima);
- LOG: valor do frete ou qualquer outro valor gasto com logística;
- VAR: valores relacionados aos custos variáveis. São todos aqueles custos que dependem da venda. Na maioria das vezes engloba tudo relacionado à apresentação e divulgação do produto: embalagem, etiqueta, tags, gastos com propaganda, comissão para vendedores, taxas de vendas, entre outros;
- FIX: valores relacionados aos custos fixos. São todos os custos que, independentemente de ter ou não ter venda, precisam ser pagos. Você pode incluir: água, luz, telefone fixo, celular, internet, gás, registro de domínio, contador, estoque entre outros;
- IMP: valores referentes aos impostos sobre a venda: ICMS, IPI, Simples Federal, entre outros;
- LUC: Lucro esperado na peça. Retirando os custos, sobra-se o lucro. De uma forma mais simples, lucro é aquela quantidade “livre” que sobrará de cada produto vendido. O lucro é a razão de qualquer empresa, seja ele pequena, média ou grande.
Os pontos trabalhados nessa fórmula são importantes e, diferente da fórmula onde multiplicamos por 2 os custos dos materiais, possuem uma totalidade maior. Mas tenha cuidado. Essa ainda não é a formula final que devemos usar para precificar nosso artesanato. Outros dois fatores possuem grande influência no valor final e devem ser incorporados: o valor percebido e a análise dos concorrentes.
3 – Preste atenção no valor percebido
Uma variável importante que deve ser estudada para precificar o seu artesanato é o conceito de valor percebido. Valor percebido é diferente do preço do seu produto. No valor percebido, além do preço do produto, leva-se em consideração os benefícios que ele possui.
Veja um exemplo:
Suponha que você venda lembrancinhas de casamento. Quando o cliente percebe que o valor (benefício) do seu produto é igual ao seu preço, você está precificando corretamente. Quando o preço do seu produto é menor do que o benefício percebido, o valor total percebido é positivo e os clientes sentem que “fizeram um bom negócio”, mas talvez você esteja perdendo dinheiro. Enquanto quando o preço do seu artesanato excede o benefício percebido, o valor total percebido é negativo e seus clientes perceberão que NÃO irão fazer um bom negócio.
Assim concluímos que o valor percebido funciona como uma balança, em que você precisa encontrar um equilíbrio entre preço e benefícios. Esses benefícios mudam de acordo com outras ofertas de produtos similares ao seu. Aí que entra a próxima variável que temos que avaliar: os concorrentes.
4 – Fique de olho nos seus concorrentes
Analisar as atitudes dos seus concorrentes é importante em vários aspectos, inclusive para calcular o preço de venda dos seus artesanatos. Quando você analise seus clientes, além de saber o que ele está fazendo, você passa a entender melhor o seu mercado. E o mercado de artesanato está cada vez mais atualizado e competitivo.
Você pode analisar os seus concorrentes de várias formas. Visitar lojas de artesanato na sua região é um bom exemplo. Converse com lojistas, clientes e vendedores. Enquanto você visita a loja, anote os diferenciais dos produtos do seu concorrente e tente entender o motivo que o faz ser considerado “melhor” ou “pior” do que você. Análise os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e use isso a seu favor agregando mais valor ao seu produto. Você também pode comprar uma amostra do produto “inimigo”, facilitando esse entendimento. Visite também feiras de artesanato e foque nos estandes relacionados aos seus produtos.
Você também pode fazer essa análise pela internet. Entre em sites específicos de artesanato ou que tenha categorias nessa área, como o Elo7, Mercado Livre, Olx, entre outros. Também procure em sites de busca, como o Google e o Bing. Faça a mesma análise feita na visita à loja física. Se possível, também compre uma amostra do produto. Nesse caso você também irá analisar o processo de entrega.
Calcular o preço correto do seu artesanato é o principal passo para o sucesso do seu negócio. Agora papel e caneta na mão (ou pegue seu computador), liste todos os seus custos.
Agora que você já sabe como calcular preço de artesanato corretamente é hora de por a mão na massa e conferir se está cobrando o preço certo pelo seu trabalho.
Se quiser saber mais sobre a planilah de precificação para artesanato basta acessa o link abaixo:
QUERO SABER MAIS SOBRE A PLANILHA DE PRECIFICAÇÃO PARA ARTESANATO
Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário aqui abaixo.
Deixe um comentário