Aumentando suas vendas com marketing de conteúdo
Diversas vezes comentei aqui no blog sobre a importância da criação de um conteúdo exclusivo e interessante para o seu público: assuntos relacionados ao seu produto, ao tipo de artesanato que você faz ou outros assuntos que despertam o interesse dos artesãos, tanto em publicações para redes sociais, blogs ou outras mídias online. Talvez você não saiba, mas isso é uma abordagem estratégica que faz parte do marketing de conteúdo. Nesse artigo vou falar um pouco mais sobre ele e qual a melhor maneira de fazê-lo.
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo consiste em atrair pessoas, relacionar-se com elas e por fim vender os seus produtos. Para fazer essa atração, como eu disse anteriormente, usa-se um conteúdo, relevante e valioso, que seja do interesse do seu público.
A dúvida de muitos artesãos é saber que conteúdo é esse e como escrevê-lo. Pensando nisso, separei algumas dicas exclusivas. Confira!
1 – Defina seu público-alvo e sua persona
O primeiro passo para fazer um marketing de conteúdo da maneira correta é descobrir para quem você está escrevendo. Para isso é preciso definir o seu público-alvo e, principalmente, a sua persona.
Público-alvo é um grupo de pessoas que são consideradas os seus clientes principais. Ele pode ser definido por diversos critérios, como faixa etária, região, classe social, comportamento, poder de compra, entre outras características. Para você definir o seu público-alvo, você precisa estudar os seus clientes e captar essas informações, para assim descobrir as características mais comuns de quem compra com você. Por exemplo: o seu público alvo pode ser mulheres, entre os 30 e 50 anos, casadas, que querem comprar artesanato para uso decorativo e revenda.
Já a persona é a representação da pessoa dentro do seu público-alvo que pode ser considerada o seu cliente ideal. Por exemplo: a sua persona pode ser a Maria, que tem 45 anos, casada, dona de casa, gosta de artesanato na decoração da sua casa.
2 – Crie um conteúdo exclusivo e interessante
Com o público-alvo e persona definida, você pode começar a criar o seu conteúdo. Crie conteúdos relacionados ao seu artesanato, mas em uma linguagem voltada ao seu público-alvo e persona. Fale sobre o seu processo de criação, técnicas, passo a passo, feiras e eventos, sobre seu dia a dia, sobre seus produtos, promoções, entre outros assuntos.
Para conquistar mais pessoas, utilize dados e exemplos práticos no seu conteúdo. Desse jeito fica muito mais fácil fazer com que o leitor mantenha a linha do pensamento e entenda o assunto que está sendo tratado no conteúdo.
3 – Utilize palavras-chave
Algumas palavras já são normalmente mais usadas do que outras. Essas são consideradas palavras-chave. Utilizar essas palavras fará com que as pessoas encontrem seu conteúdo de forma mais fácil.
O Google, por exemplo, ranqueia os sites nas buscas de acordo com essas palavras. Essa é uma das estratégias utilizadas no SEO, técnica de marketing digital que possibilita melhores posições em sites de buscas, como Google, Bing e Yahoo.
Para descobrir quais são essas palavras-chave, você pode utilizar algumas ferramentas e programas. Alguns exemplos são:
- Google Keyword Planner (https://adwords.google.com/KeywordPlanner): A ferramenta mais completa e utilizada para planejamento de palavras-chaves é a “Google Keyword Planner”. Essa ferramenta permite que os usuários busquem palavras-chaves, palavras similares e montem grupos de palavras;
- “Autocomplete” do Google: Digite uma palavra ou frase na pesquisa do Google. Previsões que podem ser semelhantes ao que você está digitando irão aparecer. Essas palavras e termos que aparecem possuem números significativos de busca. Filtre as palavras relacionadas à sua pesquisa e use-as;
- Ubersuggest (https://ubersuggest.io/): O Ubersuggest é uma ferramenta de sugestão de palavras-chave. Esta ferramenta usa os dados do Google e de outras ferramentas. Por isso seus resultados são seguros;
- KeywordTool.io (keywordtool.io): O KeywordTool.io é semelhante ao Ubersuggest. Também funciona de acordo com os dados do Google. Ele gera automaticamente sugestões de palavras em ordem alfabética que incluem palavras antes e depois do termo base pesquisado;
Fique de olho aqui no blog pois ainda ou ensinar a usar cada uma dessas ferramentas.
4 – Distribua o seu conteúdo nos canais disponíveis
Publique conteúdo em diversas mídias online. Assim, as chances do seu público te encontrar serão maiores. Mas fique esperta, esse conteúdo precisa ser publicado nos momentos certos.
Você pode publicar os seus conteúdos em diversas locais, como:
- Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest…. Essas só são algumas das diversas redes sociais disponíveis para empresas. Utilize as que são mais interessantes para o seu negócio. Para mais detalhes, confira os artigos anteriores que escrevi: como divulgar artesanato nas redes sociais, como divulgar artesanato no Instagram, os oito maiores erros ao divulgar artesanato no Facebook.
- Blog: esse é o lugar ideal para publicação de conteúdo. Diferente das redes sociais, no blog você pode criar textos maiores, estendendo os assuntos tratados.
- E-commerce: você pode criar conteúdo para os produtos na sua loja virtual.
- E-mail: Se você tem uma base de e-mails de clientes cadastrado, também pode disparar conteúdos exclusivos por esse canal.
O marketing de conteúdo funciona porque seus futuros clientes terão em você não uma vendedora, mas sim uma amiga. Alguém que produz conteúdos que ajudam, alguém que conhece suas necessidades e desejos, alguém que não é apenas uma artesã querendo vender. Artesãos que trabalham com marketing de conteúdo possuem mais clientes e clientes mais fiéis.
Resumindo, o marketing de conteúdo te auxilia a: conhecer melhor o seu público, entregar conteúdo relevante, saber onde você deve publicar o seu conteúdo, criar a estratégia ideal para que mais pessoas visitem o seu site, gerar interesse pelo o que você escreve e, por fim, aumentar a intenção de compras.
Duvidas sobre marketing de conteúdo e como ganhar dinheiro com artesanato? Deixe um comentário ou entre em contato!
Boa tarde
Tenho uma página comercial no Facebook, sei mexer bem, mas o real problema é que tipo de conteúdo fazer, como fazer, meu trabalho é com crochê, produtos para a casa, mas trabalho com outras técnicas também.
Sei o que é uma persona, mas criar conteúdos, está sendo uma dificuldade enorme.