Como vender mais no iFood e se destacar?

O ramo de alimentos é uma das tendências de e-commerce que não para de crescer. Todos os dias, surgem novas plataformas de compras de supermercados e entrega de refeições.

Um aplicativo líder neste ramo é o iFood, para os empreendedores no ramo alimentício, é uma excelente ferramenta para anunciar e vender suas mercadorias .

De qualquer maneira, como em outras esferas de e-commerce, esta plataforma tem alta competitividade, sendo necessário buscar outra forma de planejamento estratégico bem ordenado para conseguir uma boa colocação nos rankings do aplicativo.

 

Como vender mais no iFood e se destacar
Como vender mais no iFood e se destacar

Para você que empreende no ramo alimentício e gostaria de aprender como vender mais no iFood, esta resenha vai ajudá-lo .

Como melhorar a sua colocação  no ranking  do iFood?
Depende de uma série de  fatores para conquistar uma boa posição em um ranking virtual  e isso  não é uma tarefa simples.

Para isto, Criamos um guia completo sobre como vender no iFood, com sugestões valiosas para conseguir uma boa colocação  no ranking do aplicativo de delivery mais disputado da internet.

Número de vendas

O número de vendas de seu e-commerce vai ser determinante no ranking do iFood. Isso acontece porque o aplicativo acaba sobrepondo os restaurantes com maior busca e, neste caso, o número de pedidos conta bastante.

Quanto maior o número de pedidos  o seu estabelecimento tiver, mais será conhecido como relevante pelo sistema da plataforma, sendo também mais oferecido aos usuários.

O tema abordado  pode parecer desnecessário, mas é de grande importância termos em mente como funciona o sistema do iFood , para melhores elaborações de estratégias de vendas.

Um bom exemplo para quem está iniciando na plataforma e ainda não consegue boas posições no ranking, pode ser o de divulgar seu estabelecimento em outros locais, como redes sociais, banners e folhetos, estimulando os clientes a pedirem pelo iFood. Um ótimo início é trabalhar em mais de uma frente de divulgação.

Quantidade e qualidade das avaliações

Uma observação valiosa para conquistar interesse no iFood são as avaliações de seu estabelecimento. A cada conclusão de venda que conseguir , é fundamental que incentive os clientes a avaliarem seu restaurante no aplicativo.

Totalizando  a quantidade de boas avaliações e o número de vendas, temos o modelo essencial para alcançar uma boa posição no ranking do aplicativo. Para esse fim, é considerável ter uma boa comunicação com seus clientes e um entrosamento positivo.

Cumprimento dos prazos de entrega

O básico do sucesso de qualquer negócio é um bom atendimento. Cumprir os prazos de entrega do iFood é um item não negociável.

Esta claro que, uma impressão negativa tem mais chances de se espalhar do que uma boa impressão. Concluímos que , seu restaurante tenha grande chance de ser mal avaliado por não ter cumprido o prazo de entrega, do que ser bem avaliado quando o atendimento é satisfatório.

Por isso, planeje bem suas entregas e informe os prazos de acordo com a capacidade de seu restaurante.

Oferecer cupons de desconto

Uma excelente estratégia de divulgação são os Cupons de desconto, principalmente se está iniciando na plataforma iFood. Diversos consumidores sentem-se mais seguros em realizar sua primeira compra em estabelecimentos desconhecidos, quando têm algum tipo de vantagem oferecida.

Calcule bem os preços dos seus produtos e veja em quais deles consegue oferecer bons descontos. É de grande importância salientar que, ao praticar descontos, você deve ter um bom planejamento financeiro, para que não venha a atrapalhar sua receita e gerar prejuízos ao invés de lucros.

De alguma forma, ofertar descontos e promoções pode te beneficiar bastante a vender mais no iFood.

Oferecer entrega grátis

Oferecer entregas grátis é uma outra forma de divulgação eficaz. Inclusive, o iFood possui um filtro exclusivo para esta categoria de entrega no aplicativo.

Ao arcar com os custos de entrega, assim como no caso dos descontos, é necessário planejamento financeiro.

Tente priorizar as entregas grátis para regiões próximas a seu restaurante ou em dias em que haja maior volume de vendas.

Lembre-se que a ideia é gerar divulgação, porém sem prejuízos financeiros. Por tanto, ao tratar com a modalidade grátis nas entregas, pesquise e planeje bem duas ações para ter sucesso!

 Venda mais no iFood e se destaque

Como principal canal de vendas de estabelecimentos que operam somente com delivery, o iFood se tornou uma ótima maneira de negócios locais. Em alguns casos, o aplicativo possibilita aumentar suas vendas em até 50% e ter uma boa margem de lucro.

Todavia, devido à grande concorrência na plataforma, alguns restaurantes sentem dificuldade em atrair novos clientes e acabam vendendo pouco, ou menos do que poderiam.

A seguir, preparamos algumas dicas importantes para você começar a planejar como vender mais no iFood e se destacar.

Como vender mais no iFood e se destacar
Como vender mais no iFood e se destacar

1. Capriche nas fotos

 

Quando falamos sobre lojas virtuais, e que se encaixa perfeitamente no mercado de delivery, é que o cliente não compra o produto (nesse caso, o prato): ele compra a foto e a descrição deste prato.
Com isso concluímos que , fotos bonitas e que apresentem bem as comidas apetitosas que seu restaurante faz, são muito importantes para melhorar o seu desempenho.

No caso do iFood, boas fotos de produtos sempre chamam atenção, e servem como uma espécie de ‘gatilho’, podendo aumentar o desejo pelo prato, e ter também um efeito psicológico de aguçar a fome. Uma bela foto do prato em questão, pode ser o elemento que faltava para convencer o cliente a fazer o pedido.

Escolha as melhores fotos que tiver. E de preferência, não use fotos da internet. Procure representar produtos reais, como realmente são. Fotos que você encontra na internet quase nunca representam realmente o seu produto e podem deixar o cliente com a sensação de ter sido enganado.

Por exemplo, mesmo que não consiga contratar um fotógrafo profissional para tirar as fotos dos seus pratos, você mesmo pode criar imagens incríveis dos seus produtos usando o seu celular. Apenas tome alguns cuidados básicos para que as imagens fiquem boas.

Possuímos um conteúdo sobre como fotografar produtos para e-commerce. Embora não seja exatamente sobre comida, estas dicas são úteis para esse segmento também.

Explore os melhores ângulos, destaque os ingredientes, tente criar uma foto que deixe seus clientes com água na boca.

2. Capriche na descrição

 

No aplicativo, o cliente não compra o prato: ele compra a foto e a descrição, conforme foi citado.

Desta forma como no caso de lojas virtuais, a descrição serve a dois propósitos: informar o cliente sobre as características do prato e incentivá-lo a escolher essa opção para comprar. Ela é o complemento que vai informar ao cliente sobre o prato, para que ele decida se irá comprar ou não.

Você deve relatar corretamente seus pratos. Esclarecer o tamanho das porções, os ingredientes, opções de acompanhamento, etc. Uma descrição detalhada também ajuda a manter uma boa avaliação. Sendo claro sobre os ingredientes, você evita que alguém peça algo sem saber o que vem e que faça reclamações posteriores.

Você deve usar a descrição também como forma de tornar o prato atrativo, usando termos que valorizem a comida. Busque usar alguns adjetivos como ‘delicioso’, ‘suculento’ ou termos similares, com a intenção de deixar os clientes com água na boca, complementando a impressão da foto.

3. Surpreenda na entrega

 

A experiência do cliente não acaba quando o pedido é feito. O cliente entrou no iFood, olhou as fotos e descrições dos pratos, escolheu aquele que mais gostou e fez o pedido. Porém falta o principal: receber o prato. E nessa hora, você tem mais uma oportunidade para surpreender positivamente o cliente.

Ter uma embalagem personalizada com a sua marca, por exemplo, é uma alternativa simples e que não costuma custar muito caro. Ações que parecem simples, mas que surpreendem o cliente, agregam valor ao seu restaurante, e constroem a reputação da sua marca.

Enviar alguns brindes, como pequenas porções de sobremesa, balas, doces ou algum outro ‘mimo’ que o cliente não esteja esperando. Você ainda pode enviar algumas mensagens personalizadas, agradecendo a preferência.
Oferecer descontos para as próximas compras no seu restaurante também é uma boa surpresa. Isso é uma maneira de agradar o cliente no pedido atual e incentivá-lo a comprar com você novamente.

4. Faça promoções

 

Oferecer promoções é excelente forma de atrair novos clientes, e funcionam em praticamente todos os segmentos do mercado. No iFood também.

Eles sabem que ofertas e promoções são um motivador para que as pessoas comprem novamente e que, às vezes, uma promoção é o gatilho ideal para que o cliente peça pelo aplicativo, mesmo que nem estivesse pensando nisso. Não foi  á toa que o próprio iFood e outros aplicativos oferecem descontos para novos usuários ou para incentivar que os usuários já ativos continuem realizando pedidos.

O seu estabelecimento também pode se beneficiar dessa técnica. Elaborando promoções para certos combos e pratos, você consegue cativar clientes pedindo pela primeira vez ou fazer com que clientes anteriores voltem a comprar em seu restaurante.

É possível criar promoções diárias, como ‘Prato do Dia’, oferecendo descontos em pratos diferentes ao longo da semana. Você também pode criar promoções periódicas, para incentivar clientes a comprar em determinados dias. O interessante é manter uma periodicidade nas promoções, sendo diariamente, semanalmente, etc. Mantendo o cliente informado sobre essa periodicidade, ele levará isso em consideração quando for decidir em qual restaurante pedir.

E se o cliente já pediu de seu restaurante e gostou da comida, ao ver os pratos em promoção, existem mais chances dele comprar novamente com você do que em outro local que ele não conheça.

5. Procure fidelizar os clientes

 

Por si só, as promoções,  já podem ser consideradas uma forma de fidelização. Todavia, existem outros métodos que também podem fidelizar os clientes que já compraram anteriormente.

Os mantimentos são produtos de consumo cotidiano, portanto, é muito provável que seu restaurante possa vender, até mesmo diariamente, para os mesmos clientes. Sendo assim, ao desenvolver uma boa fidelização, você estará garantindo algumas compras recorrentes.

Uma boa comida e um bom serviço farão com que seu restaurante fique entre os preferidos dos clientes. A principal maneira de fidelizar os clientes é a qualidade de seus pratos e de seu atendimento.

6. Ofereça cupons e facilite a entrega

 

Ainda sobre a fidelização, uma técnica infalível  é a elaboração de cupons de fidelidade. disponibilizar descontos ou até mesmo um pedido grátis aos clientes após determinada quantidade de compras, costuma funcionar bem no ramo de alimentos.

Alimentos são produtos de consumo recorrente e, por isso, ao perceberem vantagens em comprar periodicamente em seu restaurante, os clientes não vão hesitar em utilizar os cupons, Conforme foi citado.

trabalhar na facilidade da entrega é uma outra técnica eficaz de conquistar os clientes. Elabore maneiras de oferecer entregas gratuitas ou então, a valores acessíveis, que não comprometam tanto o valor total do pedido.

Muitas vezes, os clientes desistem de comprar em determinados restaurantes devido à taxa de entrega acabar não compensando.

7. Priorize a agilidade na entrega dos pedidos

 

A agilidade da entrega, inclusive, é um dos filtros oferecidos pelo iFood para aqueles clientes cuja fome não consegue esperar. Situações como essa são mais frustrantes do que estar com fome e seu pedido demorar para chegar.

Então, pense sobre como pode agilizar as entregas, escolhendo corretamente o raio de abrangência de seu restaurante e, se possível, criando uma rede própria de entregadores.

Elaborar estratégias de como vender mais no iFood abrange também o serviço e a qualidade não apenas dos pratos, mas também, das entregas.

Com essas informações, esperamos que você tenha conseguido entender como vender mais no iFood, ganhando melhores posições no ranking do aplicativo e fidelizando seus clientes.

Veja o passo a passo completo sobre o Gestor de pedidos iFood e descubra como baixar, instalar e receber pedido!

 

Veja Também

8 maneiras gratuitas de divulgar sua empresa no Instagram

8 maneiras gratuitas de divulgar sua empresa no Instagram

Se você está procurando maneiras de economizar no seu orçamento de marketing e aumentar a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *