Pinterest para artesãos: como fotos caprichadas podem alavancar suas vendas

O Pinterest é uma rede social de descoberta visual, em que os usuários encontram ideias e referências criativas para diferentes finalidades

Esta plataforma está dominando a internet e já é utilizada em muitas estratégias de marketing digital para alavancar resultados.

Portanto, o Pinterest para artesãos é uma excelente oportunidade para quem almeja lucrar mais com a venda de seus produtos. 

É por isso que reunimos aqui as principais dicas para você vender muito mais através de fotos caprichadas no Pinterest. 

Acompanhe!

Pinterest para Artesãos

Dicas de Pinterest para artesãos

Criando o seu perfil

Assim como em qualquer rede social, você precisa primeiro criar o perfil do seu negócio. Ao acessar a plataforma, basta selecionar a opção “Criar conta”.

Depois, preencha todos os campos com os dados solicitados. Se preferir, você pode vincular a sua conta do Facebook e Google para começar. 

Como usar o Pinterest?

É normal ficar um pouco perdido ao usar uma nova rede social. Por isso, separamos alguns dos principais termos deste site:

  • Painel: aqui você encontra as pastas para separar os pins salvos. Você pode classificá-los em temas e categorias. Também é possível alterar a privacidade de cada pasta;
  • Pin: é o post da rede social. No Pinterest, a maioria das ideias é postada como foto, mas você também encontrará vídeos, infográficos, entre outros;
  • Re-pin: é a mesma coisa que um compartilhamento no Facebook, por exemplo. Ao dar um re-pin em uma ideia, você a salva em uma de suas pastas;
  • Pin it: é quando você publica algo novo na rede social. Feito isso, a ideia é adicionada em um de seus painéis;
  • Follow: esta opção permite que você siga e acompanhe as atividades de outros usuários no feed de notícias. É uma ótima oportunidade de fazer o benchmarking de marcas que você admira;
  • Place Pin: faz com que o painel se transforme em um mapa, para que você consiga marcar a localização dos pins salvos. 

Viu como é fácil usar o Pinterest? Aos poucos você vai se acostumando com os trejeitos da plataforma, basta usá-la com frequência e seguir as dicas que destacamos logo abaixo.

Pinterest para artesão: como vender artesanato?

Agora que você já sabe o básico sobre a plataforma, está na hora de começar a pôr a mão na massa. 

Para isso, separamos as principais práticas que farão com que seus artesanatos atinjam um público muito interessante e qualificado.

Crie fotos de qualidade

Se no Instagram a qualidade das imagens é a cereja do bolo, no Pinterest elas são a festa inteira. Afinal, a plataforma é caracterizada justamente pelo compartilhamento de fotos. 

Logo ao entrar nessa rede social, você perceberá que ela é repleta de imagens cleans, um pouco mais delicadas. Isso aconteceu porque grande parte de seu público é feminino. 

Aqui a ideia é você investir em fotos originais, tiradas em ambientes agradáveis, com uma pegada voltada para o público que acessa essa rede social. 

Mas tenha calma, porque você não precisa de uma super-produção, é possível usar o seu celular mesmo. Contudo, tente caprichar o máximo possível na resolução das imagens. 

Mostre como o produto pode ser usado

O Pinterest permite a criação de imagens em sequência, o que pode ser extremamente vantajoso para você divulgar os seus produtos

Mas lembre-se que em qualquer rede social, conteúdo de valor é rei. Então, crie dicas de uso a partir de seus produtos. Isso pode ajudar a audiência e ainda aumentar as vendas. 

Publicar DYIs pode ser uma excelente maneira de mostrar suas mercadorias à medida que demonstra seus produtos. 

Descrições bem feitas valem ouro

Capriche nas descrições de suas postagens, porque isso pode influenciar no SEO da sua página, fazendo com que mais pessoas encontrem você por meio do Google. 

Opte pelo uso de palavras-chaves que tenham a ver com os seus pins.

Por exemplo, se fizer um post sobre bonecos de pano, tente incluir essa palavra-chave em partes da descrição. 

Caso não saiba quais palavras-chave usar, acesse o Google Trends, ferramenta gratuita na qual é possível verificar o volume de buscas por tendências. 

Atente-se aos formatos 

Toda rede social possui formatos específicos, e no Pinterest não é diferente. Lá, o melhor padrão para fazer postagens é com imagens na vertical, com 736 x 1103 pixels.

Esse é o melhor formato para usuários que acessam pelo smartphone, já que preenche toda a tela com a foto, causando uma impressão muito bacana. 

Na hora de criar pins, adeque-se a esse padrão, assim você vai atrair mais seguidores qualificados para a sua página. 

Crie pastas de sugestões

O Pinterest é um espaço muito interessante para organizar ideias. Assim, a melhor escolha que você pode ter é separar suas pastas por segmento. Crie categorias diferentes e explore seus produtos ao máximo.

Lembra do compartilhamento de imagens do qual falamos no início? Então, aqui é o momento ideal para criar pastas com inspirações relacionadas ao seu nicho. 

Por exemplo, se você produz produtos de decoração, pode ser interessante criar uma pasta para organizar as melhores ideias dessa área. 

Use a criatividade na hora de fazer essas postagens, que com certeza você irá atingir seu público-alvo com total excelência. 

O pulo do gato das vendas no Pinterest

Depois de criar conteúdo de valor para a rede social, está na hora de usar links, prática que será extremamente útil para fechar mais vendas.

As imagens que você postar devem conter o link ou da sua loja virtual ou do seu WhatsApp Business, Instagram etc. A ideia é sempre oferecer mais do seu negócio ao público. 

Quando você insere algum link no Pinterest, desde que seja feito da forma correta, é criada uma jornada do consumo na qual o usuário passa por todas as etapas até o fechamento da venda.

Além disso, quanto mais informações você dá ao lead, mais próximo ele fica da sua marca, o que é crucial para qualquer marca.  

E aí, tudo pronto para arrasar com a estratégia do Pinterest para artesãos no seu negócio? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários. 

Até a próxima!

Veja Também

Como Criar Promoções e Eventos que Atraem Mais Clientes para o Restaurante

A competição no setor de gastronomia é intensa, e para se destacar, os donos de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *