Para quem tem o artesanato como principal fonte de renda, conhecer as tendências de marketing que podem bombar o segmento para 2025 é um aspecto fundamental.
Por conta da pandemia que afetou a todos este ano, diversas marcas migraram de vez para o cenário digital, o que tornou a internet um ambiente cada vez mais competitivo.
Diante desse cenário, quem souber vender melhor seu peixe sairá por cima, principalmente quando o assunto é artesanato.
Portanto, se você pretende concentrar seus esforços para gerar bons resultados no período que vem por aí, continue conosco e conheça as principais tendências de marketing para 2025.
Tendências de marketing que vão bombar em 2025 no artesanato
Marketing viral
Engana-se quem pensa que os conteúdos que viralizam nas redes sociais têm somente a ver com a sorte. Muito pelo contrário, em grande parte dos casos há uma estratégia muito bem embasada por trás de cada “meme”.
Não é à toa que o marketing viral, o queridinho das campanhas publicitárias, vem como uma forte tendência para o próximo ano.
E, quando falamos em artesanato, há muitas coisas que podem ser exploradas.
Por exemplo, postagens com teor humorístico que sejam relacionadas a alguma sacada ou situação comum no segmento podem alavancar o desejo de compartilhamento em massa.
A grande vantagem do marketing viral está no fato de as pessoas compartilharem os conteúdos de determinada marca sem custo algum, somente porque se identificaram com aquilo.
E vale ressaltar que as principais vantagens desse tipo de estratégia são o baixo custo e o potencial de ROI (Retorno Sobre Investimento).
Lives
As lives marcaram presença em 2023. Para o ano que vem, tudo indica que a transmissão ao vivo atuará como elemento essencial do marketing. Mas como os artesãos podem se beneficiar dessa tendência e vender mais artesanato?
É simples: compartilhando experiências, conhecimentos, dicas, entre outras coisas. O ponto chave das lives está na versatilidade, já que elas não se limitam apenas ao entretenimento. É possível levar ao público-alvo diferentes conteúdos ao vivo.
Ah! Sem contar que as lives, quando bem feitas, aumentam a conexão da marca com seus seguidores, fator altamente benéfico para o reconhecimento da empresa.
Aqui seguem algumas dicas que vão ajudar você a gravar ótimas lives e obter excelentes resultados com seu artesanato:
- Olhe sempre para a câmera: é a melhor maneira para se aproximar das pessoas que estão te assistindo;
- Procure um lugar bem iluminado: grave, de preferência, durante o dia. Assim você aproveita a iluminação natural, o que dará um aspecto profissional a sua live;
- Evite ruídos: o áudio é um dos pontos mais importantes de uma live. Portanto, procure um lugar silencioso para começar;
- Programe-se: tenha um calendário de postagens para que você se programe e avise aos seguidores sempre que for entrar ao vivo.
Lives são sempre muito bem-vindas, especialmente quando entregam aquilo que os seguidores querem ver.
Por isso, esteja sempre de olho nas preferências do seu público.
Marketing de micro influência no artesanato
Assim como o marketing viral, o marketing de micro influência promete vir com tudo para 2025.
Esse termo, ainda pouco conhecido, se refere aos micro influenciadores, profissionais que, embora tenham um número enxuto de seguidores, conseguem gerar bons resultados.
Isso porque, de acordo com estudos, micro influenciadores têm um peso maior nas decisões de compra, além de oferecerem mais seguidores fiéis.
Para artesãos, os micro influenciadores podem ajudar na divulgação de produtos e serviços, causando uma conexão muito interessante com o público.
Portanto, apostar no marketing de micro influência em 2025 pode ser uma ótima ideia para quem trabalha com artesanato.
Conteúdo gerado por usuários (UGC)
Como o próprio nome sugere, o conteúdo gerado por usuários nada mais é do que imagens, vídeos, avaliações, entre outras coisas criadas por clientes ou seguidores de sua marca.
O UGC é uma excelente maneira de tornar as marcas mais acessíveis, além de aumentar a taxa de engajamento com o público.
Quando combinado com o marketing de influência, o conteúdo gerado por usuários tende a superar até o mesmo o conteúdo gerado pela própria marca.
Entretanto, para que o UGC funcione da forma correta e esperada, é necessária uma série de práticas para que as redes sociais da marca cresçam constantemente.
são necessárias uma série de boas práticas nas redes sociais
Veja alguns exemplos de conteúdos gerados por usuários:
- Feedback: algum cliente mandou mensagem falando sobre a qualidade do seu produto? Peça permissão para criar um conteúdo em resposta;
- Marcação: alguém marcou a sua marca em alguma postagem dizendo o quanto ela é interessante? Replique o post com um comentário em agradecimento;
- Comentário: a sua marca fez um post e um seguidor comentou algo interessante? Faça outra postagem replicando o comentário, mostrando que a marca se importa com o pensamento de seu público-alvo;
- Stories: tente replicar os stories dos seus seguidores sempre que eles marcarem a sua marca.
Além de ser autêntico, o conteúdo gerado por usuários é uma grande oportunidade de relacionamento. Sem contar que não tem nenhum custo adicional.
Conteúdo por tempo limitado
Os chamados conteúdos efêmeros, aqueles que ficam disponíveis por no máximo 24h, vêm como outra forte tendência do marketing para 2025.
Pode ser uma foto, um vídeo transmitido ao vivo ou gravado, o importante é deixar claro que aquele conteúdo é de extremo valor, e que como tudo que é bom, ele também durará pouco.
A grande vantagem do conteúdo por tempo limitado é o interesse imediato do público, que se interessa rapidamente pela oportunidade, quase que instantâneamente.
Essa estratégia funciona muito bem no Facebook e no Instagram, e também permite que os clientes se envolvam com o seu negócio, o que ajuda a expandir o alcance da marca.
Chegou a hora de se planejar e vender mais artesanato
Diante de tantas tendências de marketing para 2025, nada melhor do que começar seu planejamento para um novo ano desde agora.
Defina quais estratégias combinam com o seu negócio e estude como aplicá-las de maneira eficiente nas suas redes sociais e no marketing do seu negócio.
Todas as tendências abordadas ao longo deste artigo podem ajudar você, artesão e artesã, a aumentar as vendas da sua marca, uma vez que também proporcionam a retenção da base de clientes.
Acha que esse conteúdo vai te ajudar a vender mais artesanato? Deixe seu comentário e acompanhe os próximos artigos!